Informativos e Notícias

05-Out-2020 14:43

Sistema de filtragem de baixo custo leva água potável às populações carentes do México

outubro2020, editor,
Foto: Divulgação
A criação partiu de Indalecio Gaytan, professor de desenho industrial na Universidade de San Luis Potosí e vencedor do Prêmio James Dyson 2020 do México, que desenvolveu um sistema de filtragem de água que evita a contaminação por bactérias e outras impurezas. A invenção, que recebeu o nome de Vital, filtra, coleta, armazena e transporta água limpa e própria para o consumo, com a capacidade de armazenamento de 500 ml a um litro.

A tecnologia utilizada na concepção do projeto é a de filtragem de cerâmica, uma técnica ancestral que faz de Vital um sistema completo e de fácil manutenção, que permite às pessoas de regiões mais carentes terem água potável sempre à mão.

A cerâmica do filtro tem baixo custo de produção e é feita a partir de uma mistura de terracota, nopal (um cacto bastante comum no México), carvão ativado e prata coloidal. O seu funcionamento é bem simples: o aparelho puxa a água dos rios e lagos através de uma ponta que lembra uma seringa, absorvendo a água suja e removendo até 98% das impurezas.

O filtro foi criado com o objetivo de encontrar uma solução para a falta de acesso à água potável no México. La Rosita, uma pequena comunidade em San Luis Potosi, foi a região escolhida para o desenvolvimento do projeto.

“A ideia principal é tornar este projeto possível e acessível a todas as populações, por isso o projeto será open source, ou seja, com código aberto, incluindo os compostos e modelos para desenvolver tanto a parte interna, do filtro cerâmico, como os demais componentes. Todo mundo merece água limpa ”, disse Gaytan ao site do Prêmio James Dyson.

O Prêmio James Dyson é uma competição internacional que envolve mais de 30 países, inspirando e incentivando jovens engenheiros e designers de todo o mundo a realizar projetos inovadores e que tragam alguma solução para um problema real. Nesta edição de 2020, devido à pandemia da COVID-19, o prêmio se concentrou em aspectos de tecnologia, empreendedorismo e saúde, acompanhando a realidade do mundo atual, que exige a criação de de novas tecnologias voltadas para o bem-estar das comunidades com base na sustentabilidade.

Pensamento Verde
Deixe seu Recado