Transportes e Serviços

Transportes e Serviços

Com mudanças climáticas, verão será cada vez mais longo

Estudo mostra alterações na regularidade e intensidade das estações do ano, levando a desequilíbrio e desastres naturais

0Salvar

As alterações climáticas não são algo que a humanidade irá enfrentar apenas no futuro. As consequências das mudanças de temperatura no planeta já estão sendo medidas e as estações do ano, como aas conhecemos, já estão mudando um pouco por todo o mundo.

O verão e o inverno já não têm a mesmo duração nem a mesma regularidade, podendo inclusive tornar-se mais extremos no futuro.

Um novo estudo do South China Sea Institute of Oceanology indica que entre 1952 e 2011, houve uma mudança nas estações do ano no Hemisfério Norte. Em média, o verão aumentou de 78 para 95 dias de duração, e o inverno diminuiu de 76 para 73 dias. Já a primavera, reduziu de 124 para 115 dias e o outono de 87 para 82 dias.

Se a primavera e o verão começaram mais cedo do que o previsto, o outono e o inverno sofreram um atraso, tendo começado mais tarde.

MARCO2021

Os investigadores alertam ainda que caso não sejam tomadas medidas eficazes para combater este problema, o inverno poderá durar menos de 2 meses no ano 2100. “Numerosos estudos já mostraram que a mudança das estações causa riscos significativos ambientais e de saúde”, afirma Yuping Guan, autor do artigo.

O cientista cita alguns exemplos de como as mudanças nas estações e temperaturas já vêm afetando o comportamento de espécies de fauna e flora. “Espécies de pássaro mudaram seus padrões de migração e as plantas estão a brotar e a florescer em épocas diferentes”.

Segundo Congwen Zhu, da Academia Chinesa de Ciências Meteorológicas, as conclusões do estudo são alarmantes, uma vez que verões mais longos e mais quentes levam a ondas de calor, secas e intensificação de incêndios florestais.

Link fonte

Se você gostou desse conteúdo compartilhe em suas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Categorias

Somos uma empresa certificada

plugins premium WordPress