Informativos e Notícias

26-Out-2020 16:06

Como os plásticos são transformados em novos produtos?

Uma das melhores atitudes para a proteção do meio ambiente é a reciclagem. Conheça os principais tipos de plástico e veja como eles podem dar vida a novos produtos.

Existem cinco tipos principais de plásticos: PE (Polietileno, que pode ser de alta (PEAD) ou de baixa (PEBD) densidade), PET (Tereftalato de Polietileno), PVC (Policloreto de Vinila), PP (Polipropileno) e PS (Poliestireno).

Quando os objetos produzidos nestes tipos de plásticos chegam ao fim, eles podem ser transformados em matérias-primas novamente para serem transformados em novos produtos. Hoje em dia, muitas empresas estão deixando de vender produtos feitos com resina plástica virgem, passando a dar preferência a resina reciclada. Por isso, vamos conhecer melhor as características de cada um deles e saber como as empresas vêm os utilizando.

1. PET (Tereftalato de Polietileno)

Uma das qualidades mais marcantes do PET é sua reciclabilidade. Segundo o 11º Censo da Reciclagem do PET no Brasil, o país reciclou 55% das embalagens descartadas em 2019. O volume equivale a 311 mil toneladas do produto – 12% acima do registrado em 2018. Este plástico é muito utilizado em vários setores produtivos. Para se ter uma ideia, todos os carros nacionais têm seus revestimentos de carpete produzidos com 100% de PET reciclado. Bancos de ônibus, trens e metrô também são feitos com PET reciclado, além de outros objetos do dia a dia como cordas de varal, vassouras, régua, relógio, porta-caneta etc.

2. PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

É um dos plásticos mais utilizados na indústria de embalagens, principalmente para a fabricação de frascos de produtos de limpeza, xampu, remédios e suplementos.  Por ser um termoplástico, este material pode ser reciclado várias vezes – dando origem a diversos novos produtos.

3. PVC (Policloreto de Vinila)

Este plástico tem como principal característica a durabilidade. Os produtos feitos de PVC chegam a ter uma vida útil de 30 anos. Além disso, este material pode ser reciclado diversas vezes. Existem três tipos de reciclagem do PVC: química, energética e mecânica. Na química, o PVC pode voltar a ser utilizado novamente na cadeia. Na energética, o PVC é transformado em energia elétrica. Já a reciclagem mecânica não faz uso de produtos químicos, portanto, após a lavagem e moagem o material entra em uma máquina e é transformado em um novo produto. A reciclagem mecânica é a única realizada no Brasil atualmente.

4. PP (Polipropileno) e PS (Poliestireno)

O polipropileno, abreviado como PP, e o poliestireno (PS) são polímeros termoplásticos recicláveis amplamente utilizados em diversos produtos , uma de suas aplicações mais comuns é na fabricação de copos descartáveis.

Como os copos plásticos costumam ser muito utilizados, principalmente em locais públicos e nas empresas, muitas vezes eles vão parar no lixo comum, ocupando lugar nos aterros e deixando de ser reciclados. Foi pensando nisso que surgiu o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, realizado pela Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental, e com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo e Unigel.

Todo o plástico coletado através desta ação é reaproveitado na produção de tampas de embalagens de perfumes, além de outros produtos.

Quando uma empresa participa  do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, ela se torna amiga do meio ambiente, pois, ao contribuir para a reciclagem deste material, ela também está ajudando a evitar a superlotação dos aterros e a reduzir o uso de matéria-prima virgem. Pode parecer simples, mas este ato contribui também com a redução das emissões de gases do efeito estufa.

A reciclagem de uma tonelada de plástico ajuda a reduzir as emissões em 1,1 a 3,0 toneladas de CO2, em comparação com a produção da mesma tonelada de plásticos a partir de matéria-prima virgem, segundo o documento Completando o Quadro: Como a Economia Circular Lida Com as Mudanças Climáticas.

Link fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/wecycle/como-os-plasticos-sao-transformados-em-novos-produtos/

Pensamento Verde
Deixe seu Recado