Informativos e Notícias

08-Set-2020 10:39

Como diminuir o consumo da conta de energia elétrica na indústria com sistemas alternativos de iluminação

Medidas para redução da conta de energia são sempre muito bem vistas por qualquer empresa, porém, muitas delas ainda não consideram economizar por alternativas simples como novos modelos de iluminação

O consumo da energia elétrica é um ponto crucial para o desenvolvimento das indústrias, onde os gastos elevados baixam as expectativas de lucro em torno de seu produto fabricado e vendido. Para sanar esse problema na conta de energia existem medidas alternativas fáceis que podem ser aplicadas no dia a dia e elevar o potencial e a tecnologia de sua indústria.

Lâmpadas LED

Uma das medidas mais simples de reduzir a conta de energia é a troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que proporcionam maior economia, uma excelente iluminação, baixo custo de manutenção e longa vida útil.

Sensores de presença

Para obter maior rendimento e menores gastos com energia, a solução é implantar sensores de presença para ligar e desligar as luzes. Em ambientes que possuem esse sistema o gasto de energia é baixo, já que a luz não fica acesa desnecessariamente quando não houver pessoas no local.

Iluminação natural

Abusar desse quesito é uma boa dica, já que com uma boa iluminação natural, o gasto na conta de energia elétrica fica mais baixo e o tempo em que as luzes ficam ligadas é menor.

Painéis solares

Um método muito eficaz e sustentável é a transformação de energia solar em energia elétrica com o uso de placas solares nos telhados das indústrias, fazendo com que toda energia proveniente do sol seja absorvida para sua rede de abastecimento, sendo um investimento que se paga com o tempo.

Um método extra é de optar por ambientes com cores claras, que dão um aspecto de maior iluminação e amplitude, sem o uso de mais lâmpadas para iluminar o local.

Todas essas formas de se obter iluminação vão contribuir de forma excepcional para o crescimento tecnológico das indústrias que visam o menor gasto com a conta de energia, para terem maior lucratividade no fim do mês.

Autor: Guilherme Perazzo Emenegildo

Imagem: Pixabay - geralt / 22006 imagens

Tem Sustentável
Deixe seu Recado