Informativos e Notícias

13-Jul-2020 11:13 - Atualizado em 24/08/2020 08:21

10 curiosidades sobre latas de aço

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 para conscientizar sobre os temas ambientais, principalmente os que dizem respeito à preservação. O objetivo da data é ampliar a atuação política e social, transformando as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Uma das iniciativas de preservação do meio ambiente é a reciclagem dos itens que consumimos, entre eles as latas de aço. Material 100% reciclável, as latas de aço podem ser revalorizadas infinitas vezes e virar ferramentas, automóveis, geladeiras, dobradiças, maçanetas, vigas para construção civil e novas embalagens.

“A lata de aço pode ser facilmente separada de outros materiais por meio de um processo magnético, que facilita a triagem para a reutilização. A sustentabilidade do aço ainda pode ser comprovada em seu processo de fabricação, pois as embalagens de aço pós consumo são fundamentais para a fabricação de novo aço”, comenta Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). Segundo dados mais recentes do Instituto Aço Brasil, 8,9 milhões de toneladas de sucata de aço foram recicladas em 2017.

A Abeaço informa 10 curiosidades sobre as latas de aço e explica as vantagens que a embalagem proporciona para o meio ambiente:

1- A cada tonelada de latas de aço recicladas, deixamos de extrair 1,5 tonelada de minério de ferro. A extração do minério representa o maior impacto na análise de ciclo de vida das latas.

2- A cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore na produção de aço. Sem a reciclagem, seria extraída árvore para ser transformada em carvão vegetal.

3- A embalagem de aço leva de 3 a 10 anos para se decompor naturalmente, voltando a sua forma original (óxido de ferro), sem poluir ou comprometer o solo nem o ambiente.

4- Quando coletada e destinada corretamente à usina siderúrgica ou fundição, a lata de aço pode ser reutilizada como matéria-prima infinitamente no processo de fabricação de novo aço, sem perder nenhuma de suas propriedades.

5- A cada 100 latas de aço recicladas economizamos energia de uma TV ligada por 3 horas; cada 5 kg de latas de aço recicladas equivale a uma lâmpada de 60W acesa por 26 horas.

6- Mais de 20 bilhões de latas de aço são recicladas todos os anos no mundo.

7- Todas as latas de aço são fabricadas com até 25% de sucata.

8- Nos Estados Unidos são utilizadas 100 milhões de latas de aço todos os dias.

9- Com a reciclagem do aço, as siderúrgicas economizam energia equivalente ao abastecimento de 18 milhões de residências por ano.

10- Os principais benefícios do uso do aço reciclado no processo de fabricação de novo aço incluem economia energética de 74%, economia de matéria prima virgem de 90%, redução de 40% no consumo de água, redução de 76% de poluentes na água, redução de 86% de poluentes no ar, e redução de 97% de resíduos de mineração.

Tem Sustentável
Deixe seu Recado